Photobucket
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Um pouco sobre a Umbanda

Umbanda é uma forma cultual originada da assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros e do espiritismo brasileiro urbano, conforme relata o dicionário Aurélio. O umbandista é o freqüentador desta religião.

A palavra umbanda significa: um (Deus), ban (conjunto), da (lei). Portanto, umbanda é o "conjunto das leis de Deus". Segundo informou o Conselho Nacional Deliberativo da Umbanda, "no dia 15 de novembro de 1908, Zélio Fernandino de Moraes compareceu à uma sessão da Federação Espírita em Niterói.
Lá recebeu um aviso de que seria o responsável pela organização de um novo culto no país. Por sua iniciativa, foi fundado o primeiro terreiro de umbanda no Brasil com o nome 'Tenda Nossa Senhora da Piedade'.
Nas décadas de 30 e 40, a umbanda foi reprimida de maneira violenta e classificada como "ilegal e socialmente desviante" (esta classificação permaneceu até 1964). Neste período, os terreiros foram invadidos por policiais, seus participantes presos e os locais, fechados.


Com o fim do Estado Novo, a umbanda pode então ser praticada abertamente, gerando uma atividade organizacional que se expressa de maneira democrática até os dias atuais.


Ao chegar a um terreiro de umbanda, a pessoa é encaminhada à assistência onde ocorre uma limpeza espiritual. Ela ouve uma palestra proferida pelo dirigente.


Depois, é encaminhada para um médium, sacerdote ou sacerdotisa que, incorporado com a entidade, que pode ser um caboclo, preto(a)-velho(a), criança, baiano, cigano etc., orienta sobre seus problemas espirituais e também materiais.


O Congá (altar) merece destaque, pois concentra as forças positivas irradiadas do plano espiritual até aquele local. Ao centro do altar, vêem-se a imagem de Jesus Cristo (assimilado como Oxalá) e as demais entidades, que são os pontos de fixação das forças positivas.


Tudo se desenvolve em torno de uma gira, um ritual onde ocorre a manifestação de diversos espíritos de luz que trabalham na umbanda.

Neste mesmo espaço sagrado, os médiuns vestidos de branco e com muito respeito, incorporam espíritos (caboclos, preto-velhos, crianças, iaras etc) através do toque dos atabaques e cantigas. Os médiuns ajudarão com palavras de conforto e sabedoria os freqüentadores do templo.

0 comentários: