Photobucket
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

ORIXÁ OBALUAYÊ



No dia 16 de Agosto, é o dia que comemoramos o Orixá Obaluayê. Seu sincretismo católico é com São Lázaro e sua saudação é "Atotô Obaluayê", que quer dizer "silêncio, hora da devoção".
Sua oferenda é a pipoca preparada com areia, fatias de coco regadas com mel, água mineral, flores e velas brancas e seus pontos de força são: cemitério - "calunga pequena", mar - "calunga grande" e cavernas.
Tem como principal instrumento o Xaxará, com que capta as energias negativas, bem como "varre" as doenças, as impurezas e os males sobrenaturais.
Obaluayê é o Orixá que representa a Irradiação Divina da Evolução, é o Senhor das Passagens, aquele que permite a mudança de nível, de estágio ou de situação.
É o orixá do elemento terra, que é vital a vida humana e encontra-se no começo e no fim de toda a vida, aliás é sabido que "tudo o que sai da terra é dotado de vida e tudo o que volta para a terra é novamente provido de vida".
Este orixá está relacionado ao retorno , ao pó, ao renascimento, à transformação, à transmutação e à regeneração.
Ele é Orixá sábio e ancião, rege a linha dos Pretos Velhos, linha que nos presenteia benevolentemente e continuamente com sua capacidade de sabedoria e paciência, de tolerância e renúncia, de bondade e generosidade.
Se curvar diante de Obaluayê é buscar no intímo e compreensão de seus carmas e tranformá-los em darmas. Se cobrir com as palhas desse orixá é procurar dentro de si a cura de seu espírito e de suas mazelas.
Se banhar com as pipocas de Obaluayê é transformar a vida num lindo jardim cheio de flores brancas e perfumadas.
Tocar na terra três vezes ao saudar este Orixá, é acordar a terra e cultivar a esperança da sensatez.
Fazer o sinal da cruz no chão, é afirmar que aceita as dores de matéria. na matéria, enquanto o espírito afirma a importância da regeneração e da renúncia para a sua evolução e evolução da humanidade.

ATOTÔ! ATOTÔ OBALUAYÊ!

Texto: Mãe Monica Caraccio

0 comentários: