Photobucket
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

JUNTÓ

Como já explicado anteriormente, todos nós Umbandistas, temos PAI e MÃE DE CABEÇA e "nossos" guias espirituais, que trabalham em diversas linhas; seja na linha dos PRETOS VELHOS, MARINHEIROS, CABOCLOS, entre outras linhas.
Nossos PAIS ESPIRITUAIS, são sempre representados pelos Orixás, mas ainda temos o JUNTÓ.
JUNTÓ é um emissário dos Orixás para representá-los perante "nossas" entidades espirituais. Ou seja, este JUNTÓ é uma entidade espiritual, um guia espiritual, o qual o médium também trabalha.
Pode ser um caboclo, um marinheiro, um preto velho, um baiano, por exemplo.
Esta entidade foi "eleita" pelos Orixás para serem os porta-vozes deles. É este JUNTÓ que orienta as outras entidades em determinados assuntos.
De uma foram bem rude falando , porém de forma explicatória, seria o juntó um tipo de "chefe" para os outros guias espirituais, que o médium "possui".

Aproveitando e esclarecendo aqui quando falo em "NOSSO".
Muitos médiuns acham-se donos de "suas" entidades espirituais, mas esta forma de ver ou falar é errônea. ELES, não nos pertencem, somos apenas intermediários entre o Espiritual e o Material.
Não somos nós que os escolhemos, mas sim eles são designados a nos terem como matéria, assim nós somos denominados.
Matéria, pois temos um corpo material, além do corpo espiritual.
ELES não são nossos prisioneiros, nós não os temos, mas efetuamos uma troca, cumprindo nosso dever espiritual, o qual fomos destinados.



PAI E MÃE DA CABEÇA

Muitas pessoas na própria Umbanda, não sabem definir o que é PAI E MÃE DE CABEÇA. Há muitas pessoas que confundem estes nomes, não sabendo o que representam.
Em poucas palavras vou explicar de forma resumida para que todos possam compreender.
Na Umbanda todos nós temos PAI e MÃE DE CABEÇA, PAI e MÃE ESPIRITUAL, assim chamados pois são nossos regentes espirituais.
ORI= CABEÇA.
Estes são sempre Orixás (por ex.:Ogum, Oxóssi, Iansã, Oxum, Iemanjá ou outro Orixá). Estes Orixás são responsáveis por cada um de nós Umbandistas, representandes do PAI MAIOR.
São eles que nos socorrem em primeiro lugar, que nos passam as suas energias para que possamos manter nossas mentes e corpos em equilíbrio. Também levamos , por conta disso, caracteristicas desses Orixás. Porém, muitas pessoas na hora de desequilíbrio, desanimo ou outra pertubação, se esqueçem de solicitar a ajuda dos seus PAIS ESPIRITUAIS; acendendo suas velas, fazendo orações (conversa com o Orixá) ou tomando seu banho de defesa.
Erros esses cometidos não por falta de orientação do dirigente espiritual, mas sim pura falta de atenção e desespero.
Procure conhecer o seu Orixá, oriente-se com o dirigente espiritual de sua casa.
Estes ORIXÁS PAI E MÃE DE CABEÇA, nos regem deste o dia que nascemos.
Pode-se saber quem são os nossos ORIXÁS PAI E MÃE DE CABEÇA, através de alguma entidade espiritual, leitura de carta ou jogos de búzios, mas é sempre bom procurar pessoas idôneas para depositar esta confiança.
Lembrem-se também de agradecer a ELES. Devemos lembrar DELES, não somente em tempos ruins, mas também em tempos alegres.
Entre em harmonia com estes regentes, pois todos somos formados de energias positivas e negativas, e estas devem estar em equilíbrio para nos mander sãos mentalmente.

MUDANÇAS

Mudanças muitas vezes se faz necessária, seja para idealizar novos projetos ou para reorganizar velhos projetos.
Aqui no caso, me refiro as grandes mudanças pela qual o Mundo está passando, e as pessoas que já não são mais as mesmas.
A NOVA ERA, está trazendo muitas mudanças, no clima, na natureza e nos seres vivos, o qual fazemos parte deles.
O tempo parece estar cada vez mais corrido, não dando o devido tempo para as pessoas pensarem, não somente nelas mas também nos outros.
O egoísmo, a ira, tomaram conta dos corações menos desprovidos de espiritualidade e amor.
Certo dia, na minha casa espiritual, a qual sou uma da Babás, o mentor ou guia chefe como alguns o chamam, falou sobre alguns pontos dessas tão destemidas mudanças.
As pessoas ficam perplexas ao verem na mídia o que o mundo está passando, alguns se comovem, outros acham que faz parte do destino. Mas, sem dúvida, todos sofrem.
Muitos querem saber como o Mundo vai ficar, o que vai acontecer conosco??
Mas a resposta está não somente naquela que entidade tão esclarecida pode dar, mas sim dentro de nós.
Sacrificamos a natureza e os benefícios que ela nos dá, sem perguntar se a maltramos ou se ela se sentiu mais enfraquecida, por tanto retirar e nada depositar.
Tantos temores com o Mundo e seu destino, e esquecem que seu mundo começa dentro do seu lar. É lá que devem começar as mudanças, respeitando-se, dialogando.
A mudança tem começar por dentro e depois se expandir para fora.
Jesus, o Cristo, deixou uma mesnagem: "AMAI UNS AOS OUTROS, COM EU VOS AMEI!"


TEMPO DE PENSAR!

Nosso amigos espirituais estão sempre nos passando uma lição.
Pedindo sempre humildade, humanidade, amor e paz.
A cada dia que passa, vivemos novas provações, ás vezes, nos parece insuportável passar por elas. Outras vezes, passamos sem termos muitas dificuldades para enfretá-las.
Mas já parou para pensar qual foi a lição que tirou dessas provações?
Tudo na vida tem um propósito, o Criador não nos colocou aqui somente para preencher um lugar.
Por isso, sempre é tempo para parar e pensar, nesse tabuleiro da vida, qual peça é você?!
Aprenda a escutar a voz que vem do coração e a voz da razão. Saiba separar o que é o bem e o que é o mal.
O que lhe faz feliz e o que lhe entristece.
Escute a voz do Criador que fala através dos Orixás e através dos guias espirituais, pois eles são sábios e estão aqui para nos ajudar, mas não para passar por nós o que temos que passar.
Reflitam!