Não importa a palavra que você utiliza, oração ou reza, o que importa é o significada real dela.
Infelizmente, ainda vejo muita relutância por parte dos umbandistas em utilizar este meio de comunicação com o Criador, Orixás, nossos guias espirituais ou anjos da guarda.
A oração nada mais é do que uma conversa com o ser espiritual que você quer se comunicar, seja para agradecer, pedir ou somente "conversar".
O Mestre Jesus o Cristo, nos deixou um legado que é o "PAI NOSSO", que nada mais é do que sua oração pessoal. Feita num momento a qual ele precisava de muita força e luz.
Seja uma oração automática(aquela que já está escrita e rezada por todos, ex:Ave Maria) ou a oração pessoal e espontânea(aquela que vem do coração), o valor de uma dessas orações, estará como foi feita.
Lembra do Poder da Palavra? Pois então, a oração deve ser feita com calma, tranquilidade, voltada para algum ser de luz e em voz alta.
Tenha certeza que chegará ao Divino e ele se encarregará de acolher suas súplicas.
Lembre-se de ajoelhar, pois é sinal de obediência e humildade, perante aquele que você dialogando. Eles são seres divinos e de luz, portadores de muita sabedoria; e nós meros aprendizes.
Além disso, esta "conversa" te deixará mais aliviado, tranquilo e cheio de esperança, aliviando sua carga negativa e te enchendo de energia vital.
Poderia ficar aqui escrevendo os mais diversos textos sobre o assunto, porém creio que não seja necessário se alongar demais, pois poucas palavras podem se fazem entender, e muitas podem se complicar.
(Sempre procuro repassar algo que possa ajudar você a refletir e aprimorar seu conhecimento. Nem tudo sabemos e nem tudo saberemos, mas compartilhar conhecimentos e experiências sempre serve de lição para alguém).
Axé, luz e sabedoria!