Photobucket
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

GUIAS OU COLARES

Todos os médiuns possuem suas guias ou seus colares mágicos.
Certa vez, em uma reunião, um filho de santo não sabia o porque o uso dessas guias. Lhe foi explicado, mas devido a esta indagação, creio que muitos tem a mesma dúvida.
Estes colares, as quais chamamos de guias, guia de Santos, fio de contas, são feitas com fio de nylon e contas de cristal, dentes, sementes, etc...
O números desses elementos distribuídos em um fio de nylon, são deteminados pelas entidades espirituais e até pelo dirigente da casa.
Estas guias usadas nos rituais de Umbanda, tem o poder de captar vibrações positivas e negativas. Nelas também estão a ligação entre o médium e as entidades espirituais, as quais colocam suas vibrações nestas guias, para dar passes e descarregos aos consulentes. Assim como servem de patuá e defesa para o médium ou para quem a usa.
Por isso, um médium possue várias guias de várias cores. Cada qual com a cor e vibração do Orixá ou entidade, para qual esta foi destinada.
Todas as guias devem ser cruzadas pelas entidades espirituais, antes de seu uso. Pois de nada valerão, serão mais um colar inútil.
Estas guias captam várias vibrações energéticas, tornando-se o que chamamos de "carregada". Muitas vezes, as vibrações captadas são tão fortes e negativas, que este fio se rompe, quebrando a guia.
Neste caso é necessário fazer o descarrego da mesma, passando sobre água filtrada e por uma entidade espiritual, para postivar esta guia.
Em caso de quebra, é necessário descarregar as contas em água com sal, passá-la por água filtrada, reconstruí-la e energiza-la novamente.
Lembro sempre, que cada casa espiritual tem suas normas e seus métodos.

MATERIAIS DOS GUIAS

A roupa de santo ou a roupa branca que é usada nas giras espirituais, devem ser usadas só para este propósito. Como já foi explicado aqui.
Cada uma das entidades espirituais, costumam ter o seu material para trabalhar. Ex.: guias (colares), punhal, cigarro, charuto ou fumo, bebidas, etc...
Estes materiais também devem serem zelados e separados somente para aquela finalidade.
Há casos que os médiuns usam os cigarros das entidades, bebem de suas bebidas. Isso é extremamente errado, pois este "material" ao ser recebido pelo guia(entidade espiritual), foi cruzado pelo mesmo.
Se sua entidade espiritual costuma utilizar qualquer tipo de material, quem tem que providenciar é o próprio médium.
Fazer uso do que não lhe pertence, sem a devida licença dada pelo dono, não é o correto.


DEVERES E OBRIGAÇÕES

São muitos os deveres e obrigações de um filho-de-santo.
Apesar do princípio ser o mesmo, muitos terreiros, costumam adotar seus próprios costumes, de acordo com o dirigente espiritual.
Vamos começar pelo básico. Quando é dito "filho-de-santo", não abrange somente os médiuns de incorporação, mas sim o conjunto de pessoas que participam do ritual de Umbanda, vestem branco e participam da corrente de um terreiro.
Em primeiro lugar, para participar de uma gira, um trabalho espiritual, este filho-de-santo, deverá se preparar, principalmente nos dias dos trabalhos espirituais.
O dirigente espiritual de sua casa, deverá orientá-lo sobre isso.
Quando chegar no terreiro e vestir a sua roupa de santo, ou seja a sua roupa branca, lembre-se que você é alguém especial, destinado a cumprir uma missão.
Não se esqueça de saudar o chão que você está, e seus Orixás, o Congá ou Peji, que o altar dos Orixás.
Faça sua oração, fique quieto e faça sua reflexão. Pois nada adianta você estar com o corpo presente a mente ausente.
Comprimente todos os seus irmãos de fé, pois a missão de vocês dentro de uma casa espiritual, é a mesma.
Deixe alcunhas para serem usadas fora da casa espiritual. Pois lá dentro, não há ninguém melhor do que ninguém, é por isso que todos devem usar a roupa branca. Perante o PAI MAIOR, todos somos iguais.
Procure saber o nome dos seus irmão de fé, pois pararam para pensar que uma hora vocês tem que socorre-lo, e não sabem o nome dele??
São estas pequenas e necessárias atitudes que devem começar a tomar ou mudar.